Iniciativa

Programa Andorinha pretende aproximar a UFPel do ensino público

O programa implementa ações paralelas entre a universidade e a rede pública de ensino no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e inovação

Foto: Divulgação - Ação foi realizada no Auditório da CEHUS - UFPel

Aconteceu o 1º Seminário alusivo ao Programa Andorinha, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Prefeitura de Pelotas. O programa tem a iniciativa de conectar o futuro acadêmico de alunos de escolas públicas da rede municipal à universidade através do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. A ação foi realizada no Auditório da CEHUS - UFPel, e buscou consolidar a ideia por meio da divulgação de ações que vêm integrando a comunidade acadêmica com a comunidade escolar. Participaram do debate a secretária da Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, e o pró-reitor de extensão da UFPel, professor Eraldo Pinheiro.

O programa

O Andorinha é um programa vinculado ao Gabinete da Vice-Reitoria e às Pró-Reitorias Acadêmicas da UFPel. A nomenclatura do programa está ligada ao adágio da andorinha para "fazer verão", o que incita que as escolas e universidades desenvolvam ações conjuntas para transformar a educação do País. Com o programa, a UFPel e a rede pública de ensino desenvolvem ações paralelas no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e inovação, aliado às rotinas escolares. "Essa colaboração tem um impacto positivo e duradouro na vida dos jovens estudantes, reforçando o compromisso da UFPel com a comunidade local e a transformação social. A visão de mundo e educação se amplia com a interinstitucionalidade entre universidade e escola básica", explicou a vice-reitora e coordenadora do programa, Ursula Rosa da Silva.

Surgimento e propósito

Em 10 de dezembro de 2021, o programa foi lançado pela vice-reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, acompanhada da assessora professora, Silvana Paiva Orlandi, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, a coordenadora de Projetos da Pró-Reitoria de Ensino, Carine Corcini, o coordenador de Saúde e Educação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Gustavo Ferreira e o coordenador de Pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Corrêa. Os realizadores desenvolveram o projeto com o intuito de aproximar as escolas da universidade ampliando as diversas perspectivas, não só das ações em ensino, como estágios, residências pedagógicas e iniciação à docência, ou ações de extensão.

Para além disso, insere a inovação e a pesquisa nas escolas, aproximando ainda mais os jovens de grupos de pesquisa, tratam de projetos mas também dão possibilidade para a interação, para que tenham na universidade pública, gratuita e de qualidade, um projeto de vida. "É importante destacar que os estudantes envolvidos são tanto os das escolas participantes quanto os universitários em formação que participam dos projetos envolvidos, qualificando, assim, também a sua formação. [...] Eles deixam de estar limitados ao ambiente acadêmico e passam a ser agentes de mudança, contribuindo diretamente para atender às demandas e necessidades da sociedade. Esse contato frequente com a comunidade oferece uma visão mais realista e empática dos desafios enfrentados pela população, incentivando a busca por soluções inovadoras e socialmente relevantes", ponderou o pró-reitor de extensão e coordenador de um dos projetos que integram o programa, Eraldo Pinheiro.

Confira a lista dos projetos e as escolas beneficiadas em diariopopular.com.br.

Os 33 projetos integrados

Alimentação Saudável: vamos praticar?
A profissão do Engenheiro de Petróleo;
Arte na Escola - Polo UFPel;
A Utilização de metodologias lúdicas no Processo de Ensino em Geologia;
Cine UFPel - sala universitária de cinema;
Coral UFPel;
CuriosaMente;
Desenvolvimento de Ações que visam aproximar os cursos de CDTEC
das escolas de ensino Médio de Pelotas;
Determinantes da Obesidade em Pré-Escolares Sul-Brasileiros: estudo
Sunrise
Disseminação de Segurança e Saúde do Trabalho para a comunidade;
Divulgação e popularização das geociências nas escolas de Pelotas e
região;
Geos;
EJA Anos Iniciais;
Engenharia Hídrica conectando o ensino médio: apresentação e
divulgação do curso;
Ensino de solos e sua aplicação diversa;
Explorando o uso de Inteligência Artificial para Suporte a Tecnologias
Educacionais;
Horta Escolar e a Obra de Portinari: a infância e a educação do corpo
numa perspectiva socioambiental;
Hortas Urbanas: um projeto de sustentabilidade para a comunidade
pelotense;
Interperiferias do Futebol;
Jornadas Multilinguagens;
Judô para a Comunidade;
Laboratório de Ensino de História;
LADRA - Laboratório de dramaturgia na comunidade;
Museu Virtual Afro-Brasil-Sul;
NEPALE - Núcleo de Estudos em Paleontologia e Estratigrafia;
Núcleo de Teatro UFPEL - Teatro e Poesia: Jogo e performance na
escola;
NUFOLK - Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel;
Programa de triagem para escoliose na rede escolar pública municipal;
Rede Colabora - Fase III;
Vegetando;
Vem Ser Pelotas;
TICs;
Transfere;

As escolas que já participam

E. M. E. F. Carlos André Laquintini;
E. M. E. F. Jeremias Fróes;
E. M. E. I. Bernardo de Souza;
E. M. E. F. Bibiano de Almeida;
E. M. E. F. Mariana Eufrásia;
Colégio Municipal Pelotense;
E. E. E. M. Santa Rita;
E. E. E. M. Dr. Edmar Fetter;
E. M. E. I. Mário Quintana;
E. M. E. F. Carlos Laquintinie;
E. M. E. F. Núcleo Habitacional Getúlio Vargas;
E. M. E. F. Wilson Müller;
E. E. E. F. Padre Rambo;
E. M. E. F. Francisco Caruccio;
E. M. E. F. Professora Maria Helena Vargas Da Silveira;
E. M. E. F. Dona Mariana Eufrásia;
E. M. E. F. Piratinino de Almeida;
E. M. E. F. Dom Francisco de Campos Barreto;
E. M. E. F. Luciana de Araujo;
E. M. E. F. Olavo Bilac;
E. M. E. F. Jornalista Deogar Soares;
E. M. E. F. Cecília Meireles;
E. M. E. F. Fernando Osório;
E. M. E. F. Balbino Mascarenhas;
E. M. E. F. Nossa Senhora de Lourdes;
E. M. E. F. Santa Irene;
E. M. E. F. Bruno Chaves;
E. M. E. F. Dona Maria Joaquina;
E. M. E. F. Maria Helena Vargas da Silveira;
E. M. E. F. Maria Lídia Magliani;
E. M. E. F. Mário Osório Magalhães;
E. M. E. I. Nestor Rodrigues;
E. M. E. I. Zola Amaro.

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